sábado, 2 de maio de 2009

O novo nem sempre é o melhor.

Corram todos e passem logo pelo vestíbulo. É agora ou nunca!
E quanto a você que ainda vai esperar terminar o ensino médio pra tentar... bem, eu digo: Boa sorte!
O MEC aprovou em abril deste ano uma unificação de todos os processos seletivos para ingressar no ensino superior no Brasil; seria algo relativo com uma nova roupagem para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que acontece todo ano com o objetivo de avaliar o ensino público no Brasil. A ideia proposta é que, ao invés de estudantes se inscreverem em diversas universidades submetendo-se a passar por várias e várias horas de prova, agora todos aqueles que quiserem ingressar em uma graduação farão apenas uma única prova, denominada: novo enem.enem
O "novo enem" só será útil àquelas universidades as quais os reitores aceitem essa substiuição como o novo processo seletivo da instituição, a prova acontecerá dias 03 e 04 de outubro e terá 200 questões envolvendo todas as matérias cobradas no vestibular acrescentada a uma redação. Segundo os organizadores, a essência das questões dessa nova prova perderá aquela exigente decoreba e dados específicos típicos de vestibulares, voltando os assuntos das questões mais pra resoluções de problemas do dia-a-dia, lógica e raciocínio rápido.
A ideia parece ser boa, leva uma bandeira de igualdade de ensino em todo o país, e nada mais justo do que somente os melhores dos melhores passar no vestibular. Certo? Errado.

Admiro o Brasil por sua miscigenação, pela variedade em cultura e principalmente pelo respeito que cidadãos tem uns com os outros. Cada indivíduo convive com diferenças sem medo de ser feliz, isso verdadeiramente me encanta. A única coisa que me incomoda é o tal do sistema de cotas. É claro a aparição de uma atitude paradoxal: em meio a tanta liberdade, em meio a tanto “respeitar diferença” aparece um sistema que separa e exclui a raça e origens de uma pessoa. lápis02
É fácil, por exemplo, perceber que sistema de cotas em universidades correspondem a preconceito em massa. E, pelo famoso “jeitinho brasileiro” muitos políticos com seus aliados fizeram a cabeça da população e deu um sentido digno ao sistema das cotas. Tolos aqueles que acreditam. Mal sabem que o sistema de cotas além da promoção do preconceito é para disfarçar aquele velho déficit educacional.
Tapar o sol com a peneira é bem típico do "brasileirinho" mesmo.
E o novo enem nada mais é do que mais um meio de nova roupagem aos interesses governamentais.
Daqui a alguns anos somente as classes sociais mais privilegiadas terão o direito da graduação, dificultando ainda mais a entrada de classes inferiores no ensino superior. Está bem claro: todo esse novo processo incentiva a elitização do ensino superior. Abaixo a elitização! E mais uma vez, assim como o sistema de cotas, o governo está dando seus “pulinhos” e mostrando a população o novo enem com uma roupagem que só traga facilidade, justiça e igualdade.
O único caminho certo o governo, com certeza, já enxergou. Mas prefere sempre o mais fácil ao mais trabalhoso. Investir, sem corrupção e com verdades, na educação brasileira é a chave pra que tudo ocorra ordem e decência. Claro que não se resolverá de uma hora pra outra, mas se pensarmos bem, não foi de uma hora pra outra que as coisas desandaram pra chegar ao ponto que está hoje.
Já dizia o ditado: “Pimenta no olho dos outros é refresco”; pra ocasião eu diria: “Pimenta no vestibular dos outros é refresco”.
Fazer o quê né? O jeito é DEIXAR ARDER!

Obs.¹: Agora também sou colunista do blog “deixa arder”. Acessem lá clicando aqui e confira, além dos meus textos, textos de outros colegas que fazem a diferença deixando arder temas que fazem pensar!

Obs.²: Um dos meus textos foi publicado no revertério, site da turma do 4º semestre de JORNALISMO da UESB. Quem quiser dar uma prestigiada vendo e comentando é só clicar AQUI. Acessem!

4 comentários:

  1. Realmente, mais uma vez os 'grandes' desse país, mostram que querem uma população cega, nua de conhecimentos, desprivilegiada de uma graduação adequada. Hoje em dia, não basta dar o sangue nos estudos para passar em um vestibular, de uma faculdade pública, ou tentar uma bolsa em uma particular; também temos que dar cara à bater, e lutar contra os preconceitos mascarados. Pré-conceitos estúpidos, que só demonstram o quanto os caras em que votamos, tiram o seu sarro, privilegiam àqueles que tem grana, e afundam com àqueles que não tem, transformando-os em mãos-de-obras baratas.

    TRISTE

    ResponderExcluir
  2. Hum.. Belo tema para se discutir!!

    O seu Título já diz tudo:O novo nem sempre é melhor!

    Pensa ai.. 100 questões cada dia ^^!Pelo modelo que vi em uma revista são questões bestas mas contém muitos textos!Portanto vai ser cansativo do mesmo jeito!

    E também," O novo enem só será útil àquelas universidades as quais os reitores aceitem!" Ainda tem essa espera! ¬¬

    E além de tudo isso, vai continuar com esse preconceito:"Daqui a alguns anos somente as classes sociais mais privilegiadas terão o direito da graduação, dificultando ainda mais a entrada de classes inferiores no ensino superior."

    Então,acho que vai continuar a mesma Bosta rsrs! Ou melhor vai Piorar! ^^

    ResponderExcluir
  3. tipo nem quero pensar muito nesse novo enen... já passei dessa fase, graaaaaaaças a Deus!

    aproveitando para divulgar, :P
    atualizei meu blog, aparece por lá fio.
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bem feito, eu bato palmas pra vc de pé. Eu concordo plenamente em tudo que c falou, eita "Brasilzinho". Vestibular aqui é um problema. Eu acho que vai ficar é pior, vai ficar mais difícil de passar agora, pois pessoas de vários estados vão querer fazer aqui no meu, e vice-versa. Ai meu Deus. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

 

DESIGN POR DARLAN CAIRES - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS