quinta-feira, 9 de julho de 2009

Duelo de reis.

MichaelNão cresci ouvindo Michael Jackson e muito menos tentando imitar seus passos, mas é notável quão grandioso artista ele era. Suas coreografias, suas músicas, seu canto, sua história. Tudo muito particular. Michael era "O" cara, e vejamos e convenhamos que depois de sua morte, ele passa a ser "O" cara ao quadrado (talvez ao cubo - tenho minhas dúvidas).
Michael era escravo da fama, viveu sua restrita vida apática à liberdade, doou-se ao mundo em todos os sentidos imagináveis e morreu pra nascer com uma força maior e, definitivamente, para sempre. Depois do óbito, Michael eternizou-se PARA SEMPRE, esse era o seu destino. Ele fez por merecer.
Curioso que enquanto todo o mundo assistia à cerimônia do adeus ao rei do pop, e eu me incluo em "todo o mundo", a minha mente não parava de questionar: Michael, por que você morreu? Por que tão cedo, aos cinquenta anos? Hoje em dia, cinquenta anos é cedo, a expectativa de vida do mundo moderno e globalizado permite viver mais que isso. Ei, volte aqui. Você foi cedo. Cedo até pra mim que mal te ouvi.
Lamentável. O mundo sofreu!
Cerimônia se encerrando, "We are the world" sendo interpretada por nomes da música soul que eu aplaudo de pé e uma ideia me ocorreu à cabeça: Michael se foi aos cinquenta... e cá do Brasil - aquele nosso rei - comemora cinquenta anos de carreira. 50.
Resolvi comparar.
Mesma época e... Morte e vida. 50 e 50. Tristeza e felicidade. Rei e rei.
RC
Roberto Carlos veio dos tempos da brilhantina, lançou moda, música de carro, já foi recorde de vendas e hoje comemora 50 anos de carreira. Um rei brasileiro.
Roberto nasceu em abril de 1941 e 7 anos mais tarde já dava o primeiro passo em direção à música. Começou a aprender piano em um conservatório em 1948 e no ano seguinte já se apresentava no rádio cantando boleros e músicas de Bob Nelson. Foi delírio de mocinhas e exemplos dos rapazes, atravessou épocas e temporadas e chamou atenção de muita gente pelo seu jeito ímpar de cantar. Aquele jeitinho único em que o pedestal de lado, roupas azuis, voz doce e lisa tornaram-se características próprias. Carlos conquistou corações de mulheres por todo o Brasil, casou, viuvou e continua aí, pra quem quiser ouvir. São tantas emoções, hehe.
De fato, comparações a parte, Michael e Roberto nos trouxeram muitas emoções nesses 50 anos, seja de vida ou carreira. Temos que agradecê-los pela a arte de cada um.
De certo, dois presentes ao mundo.
Agora, uma dúvida: Quem eu ouço? As músicas de Michael e relembrar aquilo que não vivi, ou as músicas do Carlos pra comemorar essa festividade junto com ele? Sinceramente ainda não sei.

11 comentários:

  1. Uma das maiores tristezas da Música de várias décadas!
    Michael com certeza ficará eternizado na mente de muitas pessoas, até de minha sobrinha de 1 aninho, por que ela vai ouvir quando EU estiver ouvindo.. ahahahahahaa
    O Rei do Pop não morreu, assim como Elvis está vivo e Carlos, que viverá para sempre, de uma forma, ou de outra!

    ResponderExcluir
  2. Você pode ouvir fazer uma coletânea com uma música de Michael e uma de Roberto, uma de Michael e uma de Roberto... e por aí vai...

    Gostei das homenagens.

    ResponderExcluir
  3. eu voto no Roberto.
    nunca fui fã do MIchael, não é meu estilo.

    e RC tem tanto sentimento, são tantas emoções, hehe. :)

    você se acha, né?
    aquele post não foi pra você nada ¬¬
    ou melhor, pode ser, né?
    HSUAHSUAHSUHAUASHUSAHSUASHSAHSUSUHSU

    (L)

    ResponderExcluir
  4. Eu voto no MICHAEL *-*
    vale a pena... além de todas as coisas boas que ele era como pessoa, as músicas dele são incríveis. O cara simplesmente nasceu pra isso. Melodia, Letra, Coreografia, Direção, Produção, Atuação. Tudo era com ele. Além de quebrar as barreiras raciais - sendo o primeiro negro a tocar na Mtv e rádios "de branco" - quebrou as barreiras dos videoclipes, e também os rótulos - pop, rock, rap, blues... tudo era igual quando se trata de MJ. Esse é o MEU Rei. Pra sempre.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Acho que não fui muito bem interpretado (e aceito) no meu post sobre o MJ. Não tenho, de fato, nada contra ele, apesar de achá-lo bizarro (depois que se tornou branco). Mas o que quis dizer é que ele construiu a indústria cultural (e selvagem), que hoje conhecemos, e acabou sendo devorado por ela. Convenhamos, foi ela quem acabou matando-o, em parte. Nos últimos anos a mídia lançava horrores de críticas sobre ele, chacotas, entre outras coisas do tipo. De mente fraca, o astro foi se afundando cada vez mais. Hoje, para se redimir, todos o ovacionam. E com mérito! Realmente, ele foi brilhante! Mas...
    [...]
    Acho que o "rei brasileiro", o Roberto Carlos, morre ainda neste ano. Não que eu deseje isso. Mas esse é o ano das celebridades imortais partirem, rsrs. E como a Globo tem feito tantos especiais e participações com o "REI", com um espírito saudosista, tudo indica isso. E seria o momento propício, não? Ou então que ele comece a fazer novas músicas. Não dá pra ficar parado no tempo, contemplando todo ano as mesmas músicas, por mais que geniais (e acho que não são todas). Vamos começar a produzir e com a qualidade do passado. Afinal, quem vive de passado é o museu.. uadhuad
    Não sou muito fã dele não. Prefiro o Michael, que fez cada canção (Uau!)!
    E não, não considero nenhum deles como meu "Rei". ;P

    ResponderExcluir
  7. eu fiquei muito triste com a morte do michael, mesmo não vivendo nos tempos que ele estava por cima, eu gostava um pouco dele!
    minha mae´por outro lado, ama roberto carlos porque na casa dela todo mundo ouvia roberto e ela meio que se acostumou ouvir as mesmas musicas sempre!
    nenhum deles é o meu "rei" como vc tbm disse, mas eu adoro ouvir "billy jean" do michael.

    ResponderExcluir
  8. Lembrando d'O Teatro Mágico, repito: Por que é que não se junta tudo numa coisa só?. Já pensou um mash-up dos reis M.J. e R.C.? Algo como "Namoradinha de Um Amigo Meu" com "You Rock My World". hehe, Bye! Bye!... Oh!

    ResponderExcluir
  9. OK,Ok...chegando um pouco tarde para comentar,mas jah que estou aqui...
    Ouça os dois, música é música...ainda mais se tratando de dois reis...

    ResponderExcluir
  10. Ouça Elvis Presley!
    ahahhaahhaahhaah

    Ta, sério... sou fã do Michael mas me enquadro no que vc disse "nao cresci escutando a smúsicas dele". Passei a ouvir msm há uns dois anos atrás, acabei me apaixonando e chorei litros com a morte dele. Roberto Carlos é ótimo e gosto tb... entao da pra conciliar e ouvir os dois (de cada vez, é claro!) Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh, eu aconselho o Zito a voltar escutar Kelly Kie, super diva brasileira e tem super a ver com ele. HAHAHAHA!

    Além de tudo é gostosinha.

    ResponderExcluir

 

DESIGN POR DARLAN CAIRES - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS