quarta-feira, 5 de agosto de 2009

2009 é dele.

Divã na tela grande do cinema, antes do início, e vejo aqueles trailers que dão vontade de assistir tudo no mesmo dia, de uma só vez. O filme da vez, da vontade, foi Mulher Invisível e disse pra mim mesmo "quero ver esse cara atuando" - referindo-me ao Selton Mello.
Filme da questão em cartaz e fui. Sozinho.
Eu e mais sete na sala do cinema, na entrada aquela sensação de abandono em plena tarde de quinta-feira num shopping pouco movimentado, mas enfim, eu fui.
Durante todo o filme fiquei estagnado! Perplexo. Perplexo com o talento do protagonista masculino da trama, claro, porque convenhamos que Luana Piovanni não é detentora de muito talento. Ela é bonita-atriz, já o Selton é Ator. Com "A" assim mesmo, maiorzinho.
Selton-01Se observarmos com atenção as expressões que Selton expõe, notamos uma certa igualdade entre elas, repetidas, mas ao mesmo tempo tão singulares e colocadas em momentos oportunos e de maneira racional meio improvisada. Isso que me fascinou em Mello, sua criatividade enquanto atua, sua ecleticidade em tramas cinematográficas diferentes, porém com as mesmas expressões.
Mulher Invisível não é um filme com uma estória espetacular e não te faz rir o tempo todo. Foram poucas as cenas que me fizeram rir, mais pro finalzinho, uma ou duas se não me engano. Mas garanto que o filme envolve, talvez pela presença do Selton, talvez pela estória ter caráter envolvente mesmo. Ou talvez os dois.
Além de Mulher Invisível, Jean Charles e A erva do rato são duas outras obras cinematógrafias recentes que Selton está presente. 2009 é o ano deste ator.

Jean Charles conta a trajetória de um imigrante brasileiro que foi confundido com um terrorista e acaba sendo morto pela polícia britânica no ano de 2005, um drama! jean-charles1
Já a A Erva do Rato, é baseado em dois contos machadianos e tem caráter mais "elite intelectual". erva-do-rato-poster011

Uma comédia, um drama e um hermético. Três distintos tipos de filme, um mesmo ator e as mesmas expressões, porém com originalidade marcante.

Em entrevista à Revista Bravo!, Selton revela como se doa às personagens que interpreta, segundo ele, cuidou mais das personagens do que dele mesmo, por isso ele considera 2008 um ano assustador, com uma carga emocional muito forte:

Selton-02"(...) Acontece que a tempestade emocional de 2008 realmente me assustou. Nunca vou esquecê-la. Percebi, em Londres, um troço fundamental: nos últimos anos, cuidei mais dos meus personagens que de mim. Pretendo agora inverter a equação. Se cuidar mais de mim, aposto que meus personagens também sairão ganhando(...)".

Sem dúvidas toda essa dedicação resultou em bons trabalhos e não é por acaso que Selton vem se destacando no cenário brasileiro cinematográfico. Ele mesmo diz que desde 2000 vem dando preferência ao cinema do que trabalhos televisivos, ao contário de seu irmão, Danton Mello, que sempre preferiu estar ali, na tevê.
Além de atuar em cinemas, Selton também arriscou em outras áreas, um multiuso. Tecer o currículo do cara não é a minha intenção, mas ainda arrisco citar Feliz Natal, o qual o ator-autor-criador se aventurou na direção e como roteirista, e outras várias direções tanto em clips musicais quanto documentários que não me convém falar.
Selton-03Selton é um destaque atual que merece ser aplaudido de pé, um profissional que mergulhou em sua profissão e ainda se fez no ramo artístico um profissional "pau pra toda obra". Essa capacidade de poder criar e atuar em áreas distintas é o que garante sua credibilidade e o que responde a pergunta do porquê de tanto sucesso, do porquê de tanta notoriedade.

 

Selton Mello agora é Selton e Mello, dois em um: o cara.

18 comentários:

  1. Já vi " A mulher Invisivel ". Confesso que é galopante a forma que Selton tem abrilhantado nos cimenas. Apesar de não achá-lo sensacional (o filme) só confirmou quão ele se entrega mesmo. ótimo ator. Luana, num foi "boa" num sentido, mas vamos combinar, no outro ela foi sublime.

    Gostei da crônica, leve feito o fim de tarde de uma quinta abandonada.

    ResponderExcluir
  2. *abandonado...

    Quero ver "Jean Charles".

    ResponderExcluir
  3. Só 2009?? =P
    Não é de hj que Selton Mello tem se revelado O cara no cinema!E não só no cinema!!
    Ótimo texto,Dá!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Adoooooooooooooro o Selton desde que me apaixonei por ele em 'O auto da Compadecida'.
    Mas por outro lado, tenho um pé atrás com a Luana, por isso não me interessei pelo filme!
    Mas depois da sua descrição, até fiquei tentada a ir contra isso e assistir!

    Beijão

    by:BetaMacedo

    ResponderExcluir
  5. Opa.. muito bom o texto! Dá gosto ler assim...
    Concordo com tudo que você disse sobre o Selton e a minha observação foi que para alguns papéis cômicos Selton adota uma fórmula que se repete como em O Cheiro do Ralo, Meu nome não é Johnny e, agora, em Mulher Invisivel. Mas acho que isso nãotira o mérito dele. "É o cara".

    E como diretor, em Feliz Natal, o que achou?

    ResponderExcluir
  6. Ah, pra mim ele sempre foi um bom ator...desde que vi ele nas novelas, afinal foi por lá que ele começou, mas ele é um desses exemplos de pessoas que vão mais alto..que tem muito potencial, e por isso, hoje não tem como falar de cinema brasileiro (de qualidade) sem falar dele.

    Eu amo alguns filmes dele como Lavoura Arcaica, Cheiro do Ralo, Meu Nome não É Johnny, Os Penetras, Lisbela e o Prisioneiro..podia fazer uma lista enorme..sou fã mesmo.

    Muita gente acha ele ruim por ser repetitivo..eu acho ele bom muito bom, justamente por isso...ele não precisa inventar ele cria com o que ele tem..e cria muito bem..se dedica bastante..Ah lembrei da Série "O Sistema" que eu adorava. Eu li a Bravo com a capa dele (amo revista Bravo!)

    Espero que ele continue uma estrela brasileira..e que muitas outras venham depois dele. Ah..Caio Blat tb é queridinho do cinema..ele faz muita coisa alternativa!

    Amo Selton é isso!!

    Valeu por falar que não gostou da música lá do blog, e por que. Amo quando alguém discorda de mim...mostra que tem opinião..e me ajuda a ver as coisas por outro ângulo hahahahaha

    Beijinhos

    por Samara Corrreia

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente.. Ator com A maiusculo... representa bem o cinema nacional..

    abrz

    ResponderExcluir
  8. Hahaha... éé menino. O senado tá precisando de espelho, e de vergonha na cara uu'
    sobre aquele lance de pender pra um lado bom, ou pra um ruim.. o senado já entortou de vez pro lado da safadeza :)

    ResponderExcluir
  9. Tem presentinho para você lá no blog, espero que goste!

    Bom Final de Semana!

    ResponderExcluir
  10. Selton é um mostro(no bom sentido da palavra) do nosso cinema. Qualquer papel se encaixa perfeitamente nele, como luvas de seda em mãos de dondocas. Ótima atuação também em O Cheiro do Ralo. Preciso conferir A Mulher Invisível !
    (Y)

    ResponderExcluir
  11. Nossa, o Selton precisa ler esse post!
    rs
    Muito legal por sinal, e eu concordo plenamente com você: ele é O CARA.. UM dos melhores atores que temos!


    Parabéns!

    e por falar nisso..
    ADOREEEIIIIII o novo layout
    ahsuhausuhasuhausas

    ResponderExcluir
  12. Vc nem é fã do Selton, né?! aoisuaoiusioaus
    Confesso, sou fã tb. Ele é um excelente ator
    e os filmes dele são ótimos... tô sec apra assistir "mulher invisível" Acho que sou a única aqui que ainda não viu.
    [crise mulherzinha] o layout do seu blog é simples e lindo, adorei! [/crise mulherzinha]

    ResponderExcluir
  13. meu problema ja nem é tanto tempo.. parece que meu poço de ideias secaram, a faculdade tb ta consumindo.. ausasuoais
    Sou de Jequié, Ba
    e vc?

    ResponderExcluir
  14. Blog Chat.. aousaiusoaisoausuas
    Infelizmente não moro mais na minha cidade.. to morando em Itabuna, to fazendo comunicação na UESC...dpz de muitos giros parei aqui, longa história. O que te aflige? Qual foi a frustração? Qual o curso que vc faz? (quase um interrogatório)

    ResponderExcluir
  15. Pois é, obrigo-me a concordar com você! Selton é um dos poucos atores brasileiros que me fazem ficar de boca aberta do começo ao fim de qualquer filme que faça. Vim descobrir um dia desses essa caracteristica diversa dele de dirigir, atuar, etc!
    Um artista para ser aplaudido de pé!

    Ps: To seguindo! 8)

    ResponderExcluir
  16. Já saiu um "e depois" lá, desta vez, começando por B. abraço!

    ResponderExcluir

 

DESIGN POR DARLAN CAIRES - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS