quarta-feira, 8 de abril de 2009

Caminho de técnico.

É quase como um modelo a ser seguido: depois de terminar o ensino médio o próximo passo é entrar numa universidade. Mas essa não é a única opção a ser tomada. Hoje, os chamados cursos técnicos profissionalizantes têm tomado uma grande dimensão na escolha daqueles que, por opção ou força das circunstâncias, optaram por este caminho mais rápido e eficaz.
Cursos profissionalizantes têm duração menor do que as tradicionais graduações e podem sim representar uma dor de cabeça pra aqueles que passam quatro ou cinco anos dentro de uma universidade. Os técnicos além de aprender as mesmas matérias da faculdade do curso em questão, fazem estágios e recebem um diploma que, adicionado a um bom currículo, derrubam qualquer graduado.
Hoje no mercado de trabalho experiência profissional e conhecimentos afunilados se misturam tanto que, ser técnico ou graduado fica a critério. O campo profissional nada mais é que um peso de medidas que no final o mais pesado leva.

danilo O itemum entrevistou Danilo Paz (18) – vide foto - que faz técnico em radiologia médica pelo centro educacional salute, na grande São Paulo, capital. Danilo terminou o ensino médio em 2008 e sonha em cursar psicologia ou fisioterapia, mas acredita que o curso técnico é sim um ótimo atalho pra uma vida profissional bem sucedida. Danilo ainda reforça que as aulas de anatomia no técnico em radiologia reafirmou o seu gosto pela área de saúde em específico na área de morfologia, dando um impulso a mais nos seus sonhos. Vejamos a entrevista:

P: Como surgiu a idéia de cursar um técnico?

R: Nesse ano tentei entrar numa faculdade pelo ProUni,  mas não tive sucesso. Daí pensei: poxa,  eu vou ficar sem fazer nada esse ano? Então comecei a pesquisar escolas de cursos técnicos na área de saúde, na verdade já havia pesquisado algumas enquanto cursava o ensino médio, só dei prosseguimento àquilo que eu tinha começado.Tenho algumas pessoas na minha família que são enfermeiros, mas mesmo assim não quis cursar Enfermagem. Depois de muita procura achei Radiologia Médica na Salute e resolvi fazer.

P: Você considera o curso técnico um "atalho" para uma vida profissonal bem sucedida? E qual sua posição em relação em pessoas formadas nesse tipo de curso?
R:
Sim, mas isso se você se esforçar e gostar daquilo que faz. Na área de saúde, como é o meu caso, acho também que precisamos ser “humano” e nunca parar de estudar, seja um curso técnico ou superior. E minha posição em relação às pessoas de formação técnica, pelo menos as que conheço, são ótimas portanto eu apoio totalmente este segmento. Eu tenho professores que são técnicos e não tecnólogos (chamamos de tecnólogos àqueles que têm ensino superior formado) e são muito reconhecidos na área.
P: Você citou aí em cima a questão de não parar de estudar; você pretende depois do término do curso se especializar na área? Se sim, de que maneira?
R:
Sim, cada curso técnico tem suas especializações. Eu posso me especializar em vários ramos: tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, medicina nuclear, radioterapia, densitometria óssea,  entre tantos outros.
P: E o ensino superior? Não pretende ter essa formação? Ou acha que com um técnico e suas especializações basta?
R:
Depende do curso técnico e dos objetivos de cada um. No meu caso, as leis não me permitem que eu trabalhe mais que 24 horas semanais, mesmo isso não sendo a realidade muitas vezes, então existe a possibilidade de ter duas profissões. Atualmente não pretendo fazer um superior em radiologia pelo fato do técnico ser mais visado do que um tecnólogo. Mas pretendo futuramente cursar um superior em Psicologia ou Fisioterapia.

P: Quanto tempo dura o curso técnico de radiologia médica?

R: Cerca de 18 meses com estágio em horários diferenciados das aulas (estágios fornecidos pela escola em hospitais conveniados).
P: E no estágio, como acontece esse processo de inserção dos alunos num hospital?

R: O estágio é obrigatório, a escola deve fornecer este tipo de atividade durante o curso. Se por acaso o aluno conseguir por conta própria também é válido, mas caso o aluno acabe o curso sem estágio ele fica impossibilitado de tirar sua CRTR (Conselho Regional de Técnicos em Radiologia). Este conselho responde pela proteção da sociedade controlando quem é formado em técnico de radiologia médica.

radiologo

P: Como você encara o estágio?

R: Encaro como uma chance quase única, o estágio sempre é um ganho de experiência pelo fato de estar em real contato com tudo aquilo que estudei no curso. Sem falar que, a depender do meu empenho posso ser contratado pelo fornecedor do estágio.

P: Como é o mercado de trabalho em São Paulo?

R: Disputado, só tem espaço para os melhores profissionais. Existem os concursos públicos também, onde a disputa também é bem acirrada.

P: Cite uma vantagem e uma desvantagem em ser técnico.

R: A vantagem, por exemplo, durante uma entrevista entre um técnico e um tecnólogo, geralmente quem leva a vaga são os técnicos, pois eles fazem o mesmo trabalho do outro com ensino superior, porém por um preço mais barato, uns 200 a 300 reais a menos; encaro isso como uma vantagem. E uma desvantagem, até o momento, acho que não tem nenhuma. 

P: Quer deixar algum recado pra alguém que tenha uma certa desconfiança com cursos técnicos por serem mais rápidos e as vezes menos confiáveis pelo fato do superior ter um maior renome?

R: Meu recado é que pesquisem! Pesquisem a escola a ser estudada e o curso escolhido pois existem muitas instituições que gostam de enganar, passam informações erradas e tem menos credibilidade com isso. E as vezes, realmente o melhor caminho é ser técnico, pensem e se informem.

Bem, o Danilo mostrou que em certos casos, o ténico pode ser um ótimo caminho a ser trilhado. Ter um foco e gostar do que faz é, na verdade, a melhor arma pra uma vida profissional bem sucedida.

9 comentários:

  1. Daaaaaarling
    amei o texto, e é um caso a se pensar
    pra quem ainda não entrou na universidade
    (como eu).Sera que não vale mais apena fazer
    o curso tecnico? vou pensar!
    Beeeeeeijos voce esta de parabens!

    ResponderExcluir
  2. Eita!
    Não é q ele deveria msm ter feito jornalismo?
    heheh
    Bom tema, bom texto, boa entrevista!
    Parabéns
    ^^

    ResponderExcluir
  3. Cusros técnicos são mais que interessantes. Um atalho e tanto pro mercado de trabalho.
    Pena que não existe cursos assim na área de meu interesse. [Ou existe?!] Só não vale aquele vídeo de tres minutos..=P

    Adorei a entrevista!
    Parabéns Darlan Bonner
    =D

    ResponderExcluir
  4. auihdiuadhaidhiad... amigo, desculpa a demoraaa pra vir aqui. No time, u know!
    Caaaaara, tem potencial! Só faltou algumas técnicas de produção, mas, no entanto, o texto está excelente e de um nível admirável para quem nunca cursou jornalismo. Mas mesmo assim eu ainda luto pela obrigatoriedade do diploma, tá? hehehe
    Adorei o "O itemum entrevistou Danilo Paz (18)", kkkkkkkkkkkkkkkk... se achou, né? hehe
    Parabéns, futuro jornalista! Curso técnico no lugar da graduação? Cada caso é um caso... em cada vida, suas realidades e daí se encaixa o que é melhor para cada um. Para mim não!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. De fato, sempre considerei um curso técnico na área de saúde uma boa pedida. Entretanto, confesso que fui logo desmotivada. Porém meus referenciais de pesquisa eram graduandos em Medicina e Biomedicina, haha. Hoje vejo que, se aqueles que foram formados por cursos técnicos fossem tão abaixo de qualificação como ouvi de graduandos, os próprios graduandos não se sentiriam tão ameaçados por eles.
    Claro que uma graduação é um fator que pesa e tenho lutado pela minha... Contudo é fato que logo em seguida, como realização pessoal, caio para um técnico em enfermagem. (Sonho!*.*)

    Ps: Você nunca cursou jornalismo? Logo se vê que o "bom escrever" nem sempre se aprende em Instituições. Como estudante de Letras, amei ler o seu texto, tão claro e bem escrito. Parabéns pela qualidade! ;)

    Ps: Gostei muito de sua resposta à minha pergunta no blog do Davi! Já respondi - depois de muitos anos, haha - mas eu estava sem net. =/

    ;)

    ResponderExcluir
  7. Nossa!!!
    Ótimo o seu texto!
    Parabéns!=D
    Vc tem muito potencial,jornalista!!

    ;*

    ResponderExcluir
  8. maneiro pretendo fazer o curso técnico de radilogia ... todas as dicas e sujestões são bem vindas , por favor quem puder me dar umas dicas sobre as melhores escolas localizadas em santos e seus preços agradeço desde já !!!! é so me mandar um e-mail ou me add jssu2@hotmail.com

    Jefferson

    ResponderExcluir

 

DESIGN POR DARLAN CAIRES - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS